quarta-feira, 14 de abril de 2010

Violência doméstica 2009

De acordo com o relatório da Direcção-Geral da Administração Interna, sabe-se que o número de mortes causadas pela violência doméstica aumentou em relação ao ano anterior. Em 2009 foram participadas 30.543 acusações, que na sua maioria registavam "diversos ferimentos graves".
No nosso país, o crime da violência doméstica é o quarto mais registado, tendo uma média de quatro queixas por dia. Este aumento, segundo as palavras de Elza Pais, significa uma "desocultação" do fenómeno e comparado com anos anteriores representa uma "desaceleração" do mesmo.
As mulheres continuam a ser vítimas, sendo que mais de metade são casadas ou vivem em união de facto. Na maioria destes casos, é a própria vítima que denuncia o agressor.
Para além disto, ficou também a saber-se que no futuro haverá a possibilidade das vítimas serem indemnizadas pelos agressores, e à vítima será-lhe atribuído o "estatuto de vítima", que lhe confere determinados benefícios, quer em termos fiscais quer profissionais.
Elza Pais sublinha que “calar é consentir” e apelou a que todos os cidadãos tenham um papel activo na denuncia deste tipo de situações.

Não deixes que a tua relação, caso seja violenta, se transforme, mais tarde, num caso de violência doméstica.

Sem comentários:

Enviar um comentário